Projetos

Conheça os programas que o JEAME tem para alcançar crianças,  adolescentes e adultos  em situação risco e vulnerabilidade social.  Na região da Cracolândia, com o Papo de Responsa  e na Fundação Casa, com os internos,  através do Programa de Formação Humana.

Papo de Responsa

O JEAME iniciou seu trabalho na antiga  FEBEM,  atualmente Fundação Casa.

Em 1981, observou-se que muitos dos adolescentes que saiam das unidades de internação, retornavam às  ruas, especificamente para a  Sé. Percebeu-se então a necessidade de abordá-los.

Em 1990, iniciou-se o atendimento ás crianças em situação de rua  numa simples cabine na referida praça.

Em 1993, a Caixa Econômica Federal,  cede  um espaço onde nasceu a “Escola Papo de Responsa”. Naquele lugar era realizada uma programação diária com as crianças e adolescentes em situação de rua.
Em 1998, a “Escolinha Papo de Responsa” conquista um novo  espaço,  dando continuidade ao trabalho.

Em 2000, reformula-se o  modelo de atendimento para um curso profissionalizante em  informática.

Em 2007, houve  reforma do espaço, reinicia-se  a “Escolinha Papo de Responsa” com abordagens na rua e uma programação diversificada as terças e quintas feiras.  Esse trabalho incluiu também o acompanhamento semanal de famílias.

Em 2014, foram montados outros  cursos com objetivo de incentivar os atendidos a saírem das ruas.
No final de 2014, o espaço que era cedido  precisou ser  devolvido, pois o prédio foi vendido. Por essa razão, nossas abordagens ficaram exclusivamente nas ruas no período de  2014 a  2016. Atualmente, um novo espaço está sendo programado para que possamos dar continuidade aos trabalhos anteriores, bem como implantarmos outras formas de abordagens.

Formação Humana

Nosso trabalho consiste em atender a um expressivo número de adolescentes e ou jovens em conflito com a lei, bem como os  egressos da Fundação Casa que retornam à vida infracional por não terem apoio social necessário que garanta a possibilidade de ressignificarem suas experiências.