Programa de formação humana

Este é um programa que o JEAME desenvolve em várias unidades da Fundação CASA (antiga FEBEM) na cidade de São Paulo.

Por que este programa foi desevolvido?

Há um grande e crescente número de adolescentes egressos da Fundação CASA que acabam entrando ou voltando para a vida marginal.

O fato é que eles não se firmam na sua reabilitação, seja enquanto estão em liberdade assistida ou desligados definitivamente, por não terem o apoio espiritual, social e psicológico necessário por parte de uma comunidade específica que garanta a sua reintegração à sociedade.

Muitos deles acabam sendo assassinados por traficantes ou marginais com os quais tinham conflitos em suas comunidades de origem ou de atuação, ou voltam a reincidir na conduta infracionária e de drogadependência.

O que é o programa de formação humana?

Menino na Fundação CASAO projeto consiste em convidar os adolescentes internos da Fundação CASA a participar de encontros promovidos pelos missionários do JEAME, com exposição da Palavra de Deus, música, louvor, teatro e palestras sobre assuntos diversos. Oferecemos também aconselhamento individual.

Nos encontros, procuramos estimular o desejo de abandonar a vida marginal, por meio de reflexões sobre a ilusão das drogas, vida nas ruas, criminalidade.

Os encontros são semanais e duram de uma hora a duas horas e meia. A participação dos internos nos encontros é espontânea.

A cada semana a frequência varia, mesclando os internos que já estavam frequentando anteriormente com os novos internos que vão chegando às unidades.

Como trabalhamos com os internos que saem da Fundação CASA?

Os internos que estiverem prestes a sair e tiverem interesse são convidados a procurar o JEAME para continuidade do acompanhamento. Sempre que possível, nós procuramos os familiares e também lhes oferecemos ajuda.

JEAME e a Fundação CASA

Nestes 31 anos de atuação, o JEAME sempre foi bem recebido nas unidades da Fundação CASA devido aos testemunhos e resultados do nosso trabalho.

Todos os dias da semana, as equipes de voluntários se distribuem para atender as unidades.

Temos novas unidades nos convidando para iniciarmos o programa, e por isso estamos buscando novos voluntários para serem treinados para que possamos atender estas solicitações.

Alcance do programa

Atingimos mais de 1700 internos semanalmente entre crianças e adolescentes.

Unidades atualmente atendidas pelo programa

Atualmente, estamos atuando em 20 unidades da Fundação CASA:

  • Brás (unidades UAI, UIP 06, UIP 07, UI Juquia, UI Topázio, UI 10 e UI 36)
  • Taipas (unidade UI Taipas)
  • Consolação (unidade Casa Menina Mãe)
  • Raposo Tavares (unidades UI Osasco, UIP Osasco e UIP Osasco 2)
  • Vila Maria (unidades UI Belém, UI Bela Vista e UI São Paulo)
  • Móoca (unidades Internato, Casa das Mães e UIP 03)
  • Guaianazes (unidades UI Guaianazes e UIP Guaianazes)