Escola Papo de Responsa

O projeto Escola Papo de Responsa, que chamamos carinhosamente de “Escolinha”, está situado à Rua Guaianazes, no centro de São Paulo, na região conhecida como Cracolândia.

Ela funciona às terças e quintas-feiras, com capacidade de atendimento para até 30 pessoas.

Objetivo deste projeto

Qual é o seu talento?Na Escola Papo de Responsa, o JEAME oferece aconselhamento, encaminhamento a programas de ajuda assistencial e/ou centros de reabilitação para crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de risco, especialmente os que vivem nas ruas do centro ou os oriundos da Fundação CASA, que estejam envolvidos em drogadição ou não.

É dada prioridade ao ensino contextualizado de prevenção a uso de drogas, DST/AIDS, ilusão das ruas/criminalidade, cidadania, reforço escolar básico de 1º grau, ética cristã visando à reabilitação da criança/adolescente oriundo das ruas.

Como trabalhamos

Pela manhã, uma equipe prepara as atividades do dia, que inclui atividades artesanais, arte, mensagem, palestras, aconselhamento, almoço e banho. Enquanto isso, a outra equipe sai às ruas para fazer a abordagem e convidar as crianças e adolescentes para visitarem a escolinha.

Uma vez por mês, acontecem reuniões com a equipe para treinamento, devocional, avaliação de estratégias.

Na Escolinha com VilmaÀ tarde, com disciplina e regras claras, as portas são abertas e as crianças e adolescentes são recebidos pelos educadores com todo o respeito e carinho, buscando entender as necessidades de cada um. Eles são cadastrados e encaminhados para a sala de atividades. Depois tomam banho, recebem roupa limpa e almoço bem nutritivo.

Alguns recebem aconselhamento individual e encaminhamentos diversos, como para hospitais, tirar documentos e abrigos. Outros que estão em condições de trabalhar recebem encaminhamento profissional ou para escolas. Enquanto outros, depois de triagem e avaliação dos vínculos familiares, são encaminhados a casas de recuperação.

Necessidades

Este projeto necessita, além de fundos monetários, de voluntários na área médica, psicológica e social, educadores, músicos, cozinheiras, mão de obra de limpeza e manutenção das instalações, conselheiros, entre outros. Também são necessários alimentos, roupas, calçados, material de limpeza, material de higiene, roupas de mesa e banho, utensílios de cozinha, material de enfermaria, material de escritório, computadores, etc.

Se você puder nos ajudar com qualquer uma destas necessidades, veja como fazer doações ou como se tornar um voluntário. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Veja mais fotos da Escola Papo de Responsa na nossa galeria de fotos e vídeos.