Testemunho de Fernando Cardoso Leal

Fernando Cardoso Leal, Pr
Membro da Igreja Evangélica Nova Aliança em Curitiba

Vim de uma família disfuncional, pai músico, boêmio e viciado em drogas e bebidas. Minha mãe era ingênua, isto é, sem malícia da vida, pois tinha apenas treze anos quando conheceu meu pai. Cresci presenciando uma série de abusos por parte de meu pai contra nossa família. Com meus pais separados, aos nove anos, comecei a servir de avião para o meu pai que era um traficante conhecido na cidade e com ele aprendi a me drogar e a furtar. Fui preso a primeira vez aos 13 anos. Aos 17, estava preso na FEBEM em São Paulo, por tráfico de drogas, arrombamentos, assaltos a mão armada, etc.

Num domingo, recebemos a visita de uns crentes que me chamaram a atenção. Comecei a prestar atenção nas suas palavras e num determinado momento, comecei a chorar entregando minha vida a Jesus. Naquele dia, me arrependi dos meus pecados e minha vida nunca mais foi à mesma.

Minha liberdade veio em menos de um ano na FEBEM. Fui visitar minha família em Caraguá e fui visitar uma igreja. Reconheci um dos irmãos conversando. Aproximei-me e perguntei se ele era um policial. Ele disse que todos eram policiais e então contei que há uns três anos houve um assalto na cidade, e na perseguição da polícia com os assaltantes um dos carros dos assaltantes caiu no rio e um rapaz foi preso.

Um dos policiais disse que era ele que havia prendido o rapaz. Naquele momento eu disse que aquele rapaz era eu e que havia encontrado Jesus na FEBEM em São Paulo. Aqueles irmãos choravam de alegria e o que havia me prendido me levou na frente da igreja para eu dar testemunho e a igreja foi edificada naquela noite. Em uma conversa com este irmão alguns dias depois, ele me confessou que não cria na recuperação de bandido, mas que naquele dia Deus havia mudado a sua maneira de pensar. Aleluia!

Com os anos quase toda a minha família, pais, irmãos, tios, avós, primos se entregaram para Jesus. Hoje, meu irmão é missionário em Portugal, juntamente com sua família.

Várias pessoas e famílias me ajudaram em meu crescimento e discipulado ao longo de minha vida cristã, Como a Mara e sua família que no início me receberam em sua casa e me deram todo o amor que um filho pode receber de seus pais. O JEAME no suporte espiritual e muitas vezes logístico. Bill e Mary Fawcett, que me ajudaram como pessoa e na restauração da minha integridade e identidade pessoal, emocional e espiritual.

Estudei teologia com ênfase em missões e ministério pastoral no Seminário Palavra da Vida em Atibaia, e pós-graduação em pastoreio e liderança pela Faculdade Batista do Paraná. Hoje sou casado com a Francine e temos um filho de quatro anos e temos contribuído no ministério de aconselhamento pastoral e liderado um ministério missionário no sertão nordestino.

Atualmente estou fazendo um curso de cozinheiro profissional em uma escola internacional de gastronomia e comecei um negócio nesta área com massas artesanais, tendo em vista o sustento próprio e em missões.