No trabalho na Cracolândia, nas ruas e buracos, encontrei muitas pessoas vivendo em meio a ratos e lixo. Todas desesperadas por encontrar paz e esperança, e precisando conhecer o amor de Deus.

Por Virgílio

Desde janeiro deste ano, estou perplexo com as ruas do centro de São Paulo: crianças caídas em meio às calçadas, tombadas pelo uso do crack. O sol escaldante queima seus rostos, mas elas nem se movem. Quando vai entrando a noite, o cenário fi ca ainda pior. Eu mesmo contei mais de 120 usuários de crack, na maioria adolescentes sujos e magros, em apenas algumas quadras. Já trabalho nesse região há mais de 15 anos, e esse é um cenário que eu nunca me acostumarei a ver, principalmente porque
dessas mesmas ruas, vidas já foram resgatadas e transformadas.

Luz em meio às trevas

Em meio a tanta tristeza, tive também a experiência de muitos momentos de alegria que nos incentivam a continuar o trabalho.

Em meados de 1995, Priscila começou a freqüentar a Escola Papo de Responsa e, como muitas crianças alí, havia sido vítima de violência dentro de sua casa. Um dia ela pediu uma folha de caderno e lápis e, depois de algum tempo, entregou a folha para um dos “tios”. Era normal imaginar que ali ela tivesse desenhado fi guras, mas ela nos surpreendeu com um lindo versículo da Bíblia escrito na folha. E foi assim, durante todo o tempo em que Priscila freqüentou a escola.

Eu me emocionava diariamente com ela! Que lindo era ver que apesar de ser uma criança sem teto, sem nada, ela tinha Jesus como sua maior alegria. Até hoje lembro-me do rosto de Priscila, um rosto que começou a se encher de esperança quando ela conheceu o amor de Deus.

Incentivo para continuar

Como é bom ver um sorriso verdadeiro daqueles que são resgatados e transformados por Jesus e experimentam o amor dEle através das nossas ações!

Quando vejo os jovens caídos ali na Cracolândia, tenho uma certeza: eles precisam da luz de Cristo.

Priscila uma vez deu o seguinte depoimento para um programa de TV: “Eu gosto muito da escolinha do JEAME, porque me ensinam a Palavra de Deus. Temos comida, passeio
e brincadeiras. Eu gosto muito dos “tios” do JEAME.”

Romanos 5:20 diz: “Onde abundou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda”, Minha oração é que nós sejamos instrumentos de graça!


Vírgílio trabalha há mais de 15 anos no Ministério JEAME, atuando em lugares como a Cracolândia, em São Paulo, onde jovens e crianças ficam jogados pelas ruas, dia e noite.